O que é o OpenStack – leia e descubra

O que é o OpenStack – Nesse artigo vou falar um pouco sobre como você pode iniciar com OpenStack e quais são os principais canais de comunicação, tanto da comunidade mundial quanto da comunidade OpenStack Brasil.

Bom, para começar a ajudar você a iniciar com OpenStack, a fundação OpenStack mantem um site muito completo (http://openstack.org) onde, além de toda a documentação e manuais, tem informações sobre todos os eventos incluindo summits, e também um blog com experiências de usuários e cases de sucesso com OpenStack.

Aqui no Brasil temos um movimento da comunidade brasileira que também é um ótimo meio de iniciar com OpenStack, onde todo o mês temos um Hangout falando sobre algum assunto relacionado ao OpenStack (normalmente assuntos técnicos) e temos no mínimo dois eventos presenciais durante o ano que é o OpenStack Day e o encontro da comunidade no FISL.

O OpenStack vem conquistando o mercado de TI nos últimos anos, tendo sido adotado por empresas gigantes, como PayPal, Yahoo, Mercadolibre, Cisco WebEx, Red Hat e American Express.

Porém, nem todo profissional sabe o que essa solução oferece de serviços de TI e quais suas vantagens que fazem com que essas organizações a adote. Se você está curioso para saber o “segredo de sucesso” do OpenStack, está no lugar certo. Confira!

O que é o OpenStack

O OpenStack é uma plataforma de computação em nuvem projetada em 2010 em parceria entre a Rackspace Hosting e a NASA. Em 2011, foi incorporada à arquitetura do Linux Ubuntu, o que fez com que ela espalhasse rapidamente.

A plataforma possui código aberto (open source). Isso significa que qualquer pessoa pode colaborar com o projeto, acessando o código-fonte, modificá-lo e compartilhar as mudanças com todos. Mais de 180 empresas ao redor do mundo, inclusive a IBM, colaboram para o desenvolvimento da plataforma, que foi projetada para ambientes de Infraestrutura como Serviço (IaaS).

Seu objetivo é evitar o lock-in de software e hardware. Para isso, realiza, por meio de um padrão, a orquestração da nuvem e seus componentes de infraestrutura.

Vantagens do OpenStack

A primeira vantagem do OpenStack está na consequência de ele se apresentar como uma ferramenta de código aberto. Inúmeros desenvolvedores de todo o mundo podem contribuir para o projeto, o que ocasiona um produto mais seguro, forte e robusto, possuindo maior capacidade de desenvolvimento e correção de erros.

Outro ponto positivo do OpenStack é que ele serve para construir e gerenciar nuvens privadas e públicas. É possível, por exemplo, automatizar a escalabilidade dos recursos de TI para que a capacidade se adeque à exigência de cada serviço em execução.

É importante destacar ainda outra vantagem do OpenStack, que é a de permitir o compartilhamento entre os recursos de uma infraestrutura em cloud já existente e outras aplicações da empresa.

Uma plataforma de venda que implementa a nuvem privada utilizando o OpenStack poderá, por exemplo, compartilhar seus recursos com sua rede de milhões de usuários.

A adesão das grandes empresas ao OpenStack

Diante das vantagens apresentadas, é possível imaginar o motivo pelo qual as grandes empresas aderem ao OpenStack. Com a plataforma, é possível contar com uma ferramenta sempre atualizada, que facilita a gestão de TI da empresa.

Entretanto, é preciso destacar um elemento muito relevante para a adesão das grandes empresas ao OpenStack: sua arquitetura. A ferramenta é constituída da integração de vários softwares open source que se integram entre sim, mas possui uma estrutura que podemos representar em 3 blocos principais, que são:

Diagrama OpenStack

Diagrama OpenStack

Compute: Todos os recursos do OpenStack que são relacionados à criação e gerenciamento de instâncias, mais conhecidas como máquinas virtuais no mundo da virtualização. O OpenStack cria, gerencia e conecta vários servidores virtuais e suas redes.

Networking: Os softwares que gerenciam todos os recursos de network, como redes públicas e privadas, roteadores, firewalls, balanceadores de carga e vários outros.

 

Veja também:

 

Storage: Recursos de storage de volume, que são os discos virtuais que podemos anexar às instâncias, assim como fazer snapshots e backups e o storage de objetos, muito útil para o armazenamento de arquivos e na construção de sites estáticos.

O OpenStack pode ser gerenciado por uma interface web chamada Horizon ou também pela linha de comandos ou REST APIs.

Para usufruir de todas as vantagens que o OpenStack oferece, essas grandes empresas contam com profissionais que possuem especificamente o conhecimento na ferramenta e em sua arquitetura.

É muito importante destacar esse ponto, porque os profissionais que detém o conhecimento em OpenStack e se aprofundam nesta tecnologia são capazes de conseguir uma implementação funcional que realmente fará diferença para as organizações. Isso é essencial, especialmente quando se lembra que a ferramenta é open source, sendo passível de modificações constantes.

Você pode aproveitar a onda de crescimento do OpenStack que é ocasionada pela expansão da computação em nuvem no Brasil!

O que é o OpenStack - leia e descubra

O que é o OpenStack – leia e descubra

 

Realize a inscrição gratuita para assistir as aulas

Inscrever-se Agora


 

Curso recomendado para você

Selecionei os cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação. Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo. 🙂

Curso Profissional + Certificado + Acesso Vilatício + Suporte


Está cansado de trabalhar muito e não ser valorizado?
Profissional Cloud
Porque o Profissional Cloud é tão valioso? E porque precisa se preocupar muito menos com tarefas manuais?
498 alunosHoras do curso e-book
Saiba como fazer parte do grupo de profissionais de ti mais desejados do mercado.
Profissional Curso Cloud Computing
Curso Cloud Computing
Aprenda como ingressar no novo mercado de Cloud Computing e ser valorizado pelo seu trabalho.
6.500 alunosHoras do curso 40h Horas do curso certificado
Você sabia que corre um grande risco de perder seu emprego em menos de 2 anos.

 


 


Acesse
Cursos e Projetos
Java
Acesse
Outros Cursos
PHP MySQL Android
Acesse
Encomende um Projeto
Feito pra Você
Acesse
Tire as Dúvidas On-line
Consultor
Acesse
Aulas de Java só suas
Encomende Agora
Acesse
Dividindo Conhecimento
Posts e Tutoriais
Acesse
Sites e Parceiros
Associados
Acesse
Conheça os curso gratuitos
Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Depoimento de aluno


 
Alunos Felizes
 
Alunos Felizes
 
Alunos Felizes
 
Instrutor Java Quer se tornar aluno VIP? CLIQUE AQUI!
Instrutor Java

Alex Fernando Egidio
Autor, criador e fundador do JDev Treinamento on-line. Atua no mercado como desenvolvedor e engenheiro de sistemas em Java é apaixonado por desenvolvimento web em Java e pela “mágica” que seus frameworks trazem para o dia a dia de nós desenvolvedores.
Com mais de 10 anos de experiência ajuda programadores do Brasil todo a se tornarem profissionais.