O que é o Docker

O que é o Docker. Antes de falarmos de Docker , precisamos explicar o que é a área conhecida como DevOps. DevOps, um termo que vem do Inglês Development and Operations, é a interface entre o desenvolvimento e a operação do software.

O programador de DevOps é o responsável por pegar o código de uma aplicação web e disponibilizá-la na Internet. Ele cuida de todos os servidores que rodam a aplicação, do sistema operacional e das dependências dessa aplicação.

Hoje, com o crescimento do uso de virtualização e de ferramentas de automação de deployment, esse trabalho vem se tornando cada vez mais acessível.

 

Vou explicar de uma forma bem simples como seria a virtualização. Vamos supor que você ficou responsável por cuidar de um sistema web, então, ele é colocado em produção e configurado vários servidores para rodar essa mesma aplicação e quando tem muito acesso você liga mais computadores para melhorar o processamento e quando diminui os acessos você corre desligar alguns computadores para economizar recursos não usados.

Cansado dessa correria e com muito estudo você cria um script pra automatizar todo esse processo. BINGO! 🙂

Eis que surge o Docker. Podemos dizer que ele é uma evolução da virtualização, resolvendo problemas de reprodução de ambientes computacionais. Ele não usa virtualização de hardware e é isso que faz dele um sucesso.

A virtualização de hardware consome recursos importantes do sistema operacional hospedeiro, pois ele tem que ser capaz de emular um computador inteiro apenas com software. Desta forma, a eficiência escorre pelo ralo. Exemplos de softwares conhecidos de virtualização são VirtualBox, VMware e Parallels.

Como o Docker não emula hardware, ele consegue ser eficiente.

Existe uma ferramenta de virtualização chamada LinuX Containers (LXC). Qualquer computador rodando uma distribuição de GNU/Linux recente pode criar múltiplos ambientes isolados entre si chamados de containers.

Cada container tem seus próprios recursos, como CPU, memória e sistema de arquivos. Eles são seguros e um container não consegue acessar diretamente os recursos de outro.

Esse método de virtualização roda em nível de sistema operacional e não exige que seja criada uma máquina virtual. Depois que um container é configurado, é possível reproduzi-lo e distribuí-lo em qualquer GNU/Linux, o que o torna um prato cheio para os programadores de DevOps.

Então, gostou da ideia? Então vamos aprender Docker hoje mesmo e ficar preparado quando estiver em uma entrevista de emprego e perguntarem o que é o Docker.

O que é o Docker de forma simplificada

Docker é uma plataforma Open Source escrito em Go, que é uma linguagem de programação de alto desempenho desenvolvida dentro do Google, que facilita a criação e administração de ambientes isolados.

Curso que recomendamos

Aprenda com o curso em vídeo on-line → Introdução ao Docker.

Selecionamos uma série de cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação.
Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo. 🙂

API RESTful com Spring Boot e Java 8
Estágio em programação
Curso AngularJS e Spring RESTful
Curso de JSF e PrimeFaces + JPA e Hibernate
Linux – CentOS
PHP do zero ao profissional
Lógica de Programação com Java
Aprenda o MySQLi de forma prática e rápida
Oracle SQL
Curso de HTML5 e CSS e Bootstrap
AWS para DevOPS


Acesse
Cursos e Projetos
Java
Acesse
Outros Cursos
PHP MySQL Android
Acesse
Encomende um Projeto
Feito pra Você
Acesse
Tire as Dúvidas On-line
Consultor
Acesse
Aulas de Java só suas
Encomende Agora
Acesse
Dividindo Conhecimento
Posts e Tutoriais
Acesse
Sites e Parceiros
Associados
Acesse
Conheça os curso gratuitos
Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instrutor Java Quer se tornar aluno VIP? CLIQUE AQUI!
Instrutor Java

Alex Fernando Egidio
Autor, criador e fundador do Java Avançado Cursos TI. Atua no mercado como desenvolvedor e engenheiro de sistemas em Java é apaixonado por desenvolvimento web em Java e pela “mágica” que seus frameworks trazem para o dia a dia de nós desenvolvedores.
Com mais de 10 anos de experiência ajuda programadores do Brasil todo a se tornarem profissionais.