Monitorando memória e desempenho do Apache Tomcat

Monitorando memória e desempenho do Apache Tomcat. Monitorar o desempenho de aplicações é necessário para identificação de problemas e consumos excessivos de recursos e processos.

monitoramento-apache-tomcat

Veremos como ativar o monitoramento de processos para o servidor Apache Tomcat. Para isso é necessário ter o JDK instalado e não somente o JRE.

A variável CATALINA_OPTS do Tomcat precisa ser setada, além da memória juntamente com o parâmetro -Dcom.sun.management.jmxremote para que seu monitoramento se torne possível.

Exemplo (Windows): set CATALINA_OPTS -Xms512m -Xmx1024m -Dcom.sun.management.jmxremote

Após setar a variável CATALINA_OPTS o servidor deve ser iniciado para que a alteração tenha efeito, em muitos casos tornasse necessário reiniciar a máquina para que os efeitos da variável sejam aplicados ao sistema operacional.

Com o Tomcat iniciado iremos abrir o JConsole localizado na pasta bin da instalação do JDK por exemplo C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_79\bin\jconsole.exe, ao executar a tela de conexão será exibida.
connection-apache
Tela de entrada do JConsole, selecione a opção do Tomcat org.apache.catalina.startup.Bootstrap start e clique em connect.
Caso a seguinte mensagem aparecer clique em Insecure para continuar a conexão sem SSL.
insecure-apache
Após a conexão ser estabelecida a seguinte tela de monitoramento sera apresentada.
monitoramento-apache
Podemos notar que existem uma serie grande de possibilidades para serem monitoradas contando com varias abas de consumo de memória, thread e outros.


Acesse
Cursos e Projetos
Java
Acesse
Outros Cursos
PHP MySQL Android
Acesse
Encomende um Projeto
Feito pra Você
Acesse
Tire as Dúvidas On-line
Consultor
Acesse
Aulas de Java só suas
Encomende Agora
Acesse
Dividindo Conhecimento
Posts e Tutoriais
Acesse
Sites e Parceiros
Associados
Acesse
Menu Inicial
Home Page
Instrutor Java Quer se tornar aluno VIP? CLIQUE AQUI!
Instrutor Java Alex Fernando Egidio
Autor, criador e fundador do Java Avançado Cursos TI. Atua no mercado como desenvolvedor e engenheiro de sistemas em Java é apaixonado por desenvolvimento web em Java e pela “mágica” que seus frameworks trazem para o dia a dia de nós desenvolvedores.
Com mais de 10 anos de experiência ajuda programadores do Brasil todo a se tornarem profissionais.