Erro ClassNotFoundException no Java

ClassNotFoundException é um dos pesadelos de Java que todo desenvolvedor Java enfrenta no dia a dia. java.lang.NoClassDefFoundError e java.lang.ClassNotFoundException são dois erros que ocorrem sempre que estamos iniciando um novo projeto, então neste post tem uma vídeo aula e explicação em texto pra ajudar você. Aprenda mais no meu treinamento oficial. Formação Java Web.

Play no vídeo e descubra como resolver o erro ClassNotFoundException no Java.

 

 

O que é ClassNotFoundException em Java?

Como o nome sugere, classNotFoundException em Java é uma subclasse de java.lang.Exception e quando o Java Virtual Machine tenta carregar uma classe específica e não encontrou a classe solicitada no classpath. Outro ponto importante sobre essa exceção é que, é uma exceção verificada e você precisa fornecer explicitamente tratamento de exceção ao usar métodos que possivelmente podem lançar classnotfoundexception em java usando o bloco try-catch ou usando a cláusula throws. Embora o conceito subjacente desta exceção seja simples, mas sempre se manifesta em tal formato, você precisa gastar algum tempo para descobrir o que exatamente está errado com o seu classpath

O que é NoClassDefFoundError em Java?

NoClassDefFoundError em Java vem quando o Java Virtual Machine não é capaz de encontrar uma determinada classe em tempo de execução que estava disponível em tempo de compilação. Por exemplo, se tivermos uma chamada de método de uma classe ou acessando qualquer membro estático de uma Classe e essa classe não estiver disponível durante o tempo de execução, a JVM lançará NoClassDefFoundError . É importante entender que isso é diferente de ClassNotFoundException que vem ao tentar carregar uma classe somente em tempo de execução e o nome foi fornecido durante o tempo de execução, não no tempo de compilação. Muitos desenvolvedores Java misturam esse erro e ficam confusos.

Em resumo, NoClassDefFoundError virá se uma classe estiver presente durante o tempo de compilação mas não estiver disponível no caminho de classe java durante o tempo de execução. Normalmente você verá abaixo da linha no log quando você obter NoClassDefFoundError:

Exceção no segmento “main” java.lang.NoClassDefFoundError

Curso recomendado para você

Selecionei os cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação. Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo. 🙂

Curso Profissional + Certificado + Acesso Vilatício + Suporte

Formação Java Web Profissional - Cursos em Java
Full-Stack Web Java EE
Mais de 700 aulas em PrimeFaces, JSF, Spring, Hibernate, JPA, Ireport, CDI e muitos mais. Se torne Full-Stack Java Web.
2.985 alunosHoras do curso - Cursos em Java 150h Horas do curso certificado
700+ aulas. A melhor forma de aprender a desenvolver sistemas em Java é tendo como exemplo um projeto e curso completo onde possa observar o código para melhor entendimento do funcionamento das rotinas a acompanhar as vídeos aulas de desenvolvimento. Esse curso contém tudo que um desenvolvedor precisa saber para entrar no mercado de trabalho.
Spring Boot + Aws e Docker
Spring Boot + Aws e Docker
Spring Boot veio para facilitar o processo de configuração e publicação de nossas aplicações web RESTful em cloud.
845 alunosHoras do curso 10h Horas do curso certificado
Aprenda tecnologias de ponta do zero até colocar em produção na nuvem.

 


 


Acesse
Cursos e Projetos
Java
Acesse
Outros Cursos
PHP MySQL Android
Acesse
Encomende um Projeto
Feito pra Você
Acesse
Tire as Dúvidas On-line
Consultor
Acesse
Aulas de Java só suas
Encomende Agora
Acesse
Dividindo Conhecimento
Posts e Tutoriais
Acesse
Sites e Parceiros
Associados
Acesse
Conheça os curso gratuitos
Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Depoimento de aluno


 
Alunos Felizes
 
Alunos Felizes
 
Alunos Felizes
 
Instrutor Java Quer se tornar aluno VIP? CLIQUE AQUI!
Instrutor Java

Alex Fernando Egidio
Autor, criador e fundador do JDev Treinamento on-line. Atua no mercado como desenvolvedor e engenheiro de sistemas em Java é apaixonado por desenvolvimento web em Java e pela “mágica” que seus frameworks trazem para o dia a dia de nós desenvolvedores.
Com mais de 10 anos de experiência ajuda programadores do Brasil todo a se tornarem profissionais.