Curso de REST – Como é um sistema em REST

Como é um sistema em REST? Em arquitetura REST o front-end é desamarrado no back-end e essa implementação é chamado de servicos restful. Assista a minha aula gratuita abaixo e descubra como essa arquitetura é fantástica, e se você quer ser um ótimo programador conheça o meu treinamento Formação Java Web.

Play no vídeo e descubra como é um sistema em REST

 

 

Finalizar Inscrição

Inscrever-se Agora
Garantia de devolução do dinheiro em 30 dias


 

Qual a diferença entre REST e RESTful?

RESTful é normalmente usado para se referir a implementação (Arquitetura) de Web Services tal arquitetura. … REST é um paradigma arquitetônico, ou como diz Roy Fielding em sua dissertação, um estilo arquitetural. Dá na mesma! Representational State Transfer (REST), traduzido ao pé da letra, Transferência de Estado Representacional..

Então o RESTful é a implementação ou melhor dizendo a criação funcional por exemplo um método que consulta um venda usando arquitetura REST esse método é RESTful.

Vantagens dos microservices

A arquitetura de microservices tem muitas vantagens, por exemplo, serviços individuais são mais fáceis de entender e podem ser desenvolvidos e implantados de forma independente. Adotar novas tecnologias e frameworks torna-se mais fácil, pois a adoção pode ser aplicada em um serviço de cada vez.

  • Fácil entendimento e desenvolvimento do projeto
  • Fácil e rápida implantação (build e deploy)
  • Redução do tempo de startup, pois os microservices são menores que aplicações monolíticas em termos de código
  • Possibilidade de aplicar a melhor ferramenta para um determinado trabalho

Desantagens dos microservices

A arquitetura de microservices também tem algumas desvantagens significativas. Em particular, as aplicações são muito mais complexas e constituídas por mais elementos. Para ser utilizada de forma eficaz, a arquitetura de microservices exige um alto nível de automação, como um PaaS. Ao desenvolver microservices, é necessário lidar com alguns problemas complexos de gerenciamento de dados distribuídos. Apesar dos obstáculos, a arquitetura de microservices é adequada para aplicações complexas e de grande porte que estão evoluindo rapidamente, especialmente para aplicações do tipo SaaS.

  • Dificuldade em implantar e operar sistemas distribuídos
  • Como cada microservice geralmente tem sua própria base de dados, o gerenciamento de transação se torna mais difícil (múltiplas bases de dados)
  • Implantar uma alteração em um serviço utilizado por muitos sistemas demanda coordenação e cautela

 


Formação JAVA WEB Completo - CLIQUE AQUI

 

Spring Boot é lider no Java para criação sistema em REST

O Spring Boot é um framework que tem como base o core de funcionalidades que já estamos familiarizados a utilizar com outros frameworks da família Spring, como injeção de dependências, gerenciamento de dados com JPA, segurança, dentre outros.

Uma das principais características desse framework é fornecer um nível maior de produtividade para desenvolvedores.

Por possuir características de modularidade, aplicações desenvolvidas com o Spring Boot podem fazer uso apenas das funcionalidades necessárias, o que diminui a complexidade de desenvolvimento e operação do sistema.

Com o Spring Boot, você pode gerar um único pacote JAR que contenha tudo o que você precisa, como por exemplo um servidor Web, gerenciador de dados, segurança e etc. Dessa maneira, o seu deploy fica muito mais simplificado.

Além disso, muitas configurações que antes precisavam ser feitas com extensos arquivos XML, agora são feitas de forma programática, e muitas vezes já veem disponibilizadas prontas pra uso.

No Formação Java Web nós vamos detalhar o desenvolvimento de um Web Service utilizando o Spring Boot como base, e você vai perceber o quão simples pode ser o desenvolvimento de uma aplicação que faz uso desse framework.

Curso recomendado para você

Selecionei os cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação. Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo. 🙂

Curso Profissional + Certificado + Acesso Vilatício + Suporte

Formação Java Web Profissional - Cursos em Java
Full-Stack Web Java EE
Mais de 700 aulas em PrimeFaces, JSF, Spring, Hibernate, JPA, Ireport, CDI e muitos mais. Se torne Full-Stack Java Web.
2.985 alunosHoras do curso - Cursos em Java 150h Horas do curso certificado
700+ aulas. A melhor forma de aprender a desenvolver sistemas em Java é tendo como exemplo um projeto e curso completo onde possa observar o código para melhor entendimento do funcionamento das rotinas a acompanhar as vídeos aulas de desenvolvimento. Esse curso contém tudo que um desenvolvedor precisa saber para entrar no mercado de trabalho.
Spring Boot + Aws e Docker
Spring Boot + Aws e Docker
Spring Boot veio para facilitar o processo de configuração e publicação de nossas aplicações web RESTful em cloud.
845 alunosHoras do curso 10h Horas do curso certificado
Aprenda tecnologias de ponta do zero até colocar em produção na nuvem.

 


 


Acesse
Cursos e Projetos
Java
Acesse
Outros Cursos
PHP MySQL Android
Acesse
Encomende um Projeto
Feito pra Você
Acesse
Tire as Dúvidas On-line
Consultor
Acesse
Aulas de Java só suas
Encomende Agora
Acesse
Dividindo Conhecimento
Posts e Tutoriais
Acesse
Sites e Parceiros
Associados
Acesse
Conheça os curso gratuitos
Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Depoimento de aluno


 
Alunos Felizes
 
Alunos Felizes
 
Alunos Felizes
 
Instrutor Java Quer se tornar aluno VIP? CLIQUE AQUI!
Instrutor Java

Alex Fernando Egidio
Autor, criador e fundador do JDev Treinamento on-line. Atua no mercado como desenvolvedor e engenheiro de sistemas em Java é apaixonado por desenvolvimento web em Java e pela “mágica” que seus frameworks trazem para o dia a dia de nós desenvolvedores.
Com mais de 10 anos de experiência ajuda programadores do Brasil todo a se tornarem profissionais.