Apache Tomcat como serviço

Apache Tomcat como serviço. A instalação como serviço permite que o Apache Tomcat seja iniciado quando a maquiná seja ligada, com isso se houver um desligamento inesperado ou reinicialização o servidor irá iniciar automaticamente e as aplicações ficarão disponíveis novamente.

apache-tomcat-como-servico

Instalação no Windows

Por linha de comando vamos acessar a pasta \bin da instalação do Apache Tomcat.
tomcat-como-servico-1

Nesta pasta deverá existir o arquivo service.bat, para que seja instalado execute o comando service install como a seguir:
tomcat-como-servico-2

Na saída exibida após a instalação, podemos notar que o o nome do serviço é ‘Tomcat7‘, caso queira um nome diferente o comando acima pode ser executado com outro nome qualquer após o comando install.
tomcat-como-servico-3
Caso queria desinstalar o serviço utilize o comando service.bat remove.

Vários serviços instalados

Dentro da pasta \bin existe o arquivo tomcat7w.exe que é o aplicativo do serviço onde se configura as opções de inicialização. Deveremos ter muita atenção para este ponto, caso o nome do aplicativo esteja diferente do serviço as configurações não funcionarão, instalamos o serviço como ‘Tomcat7‘ e este usara o serviço com nome tomcat7w.exe a parte ignora é ‘[w.exe]‘ assim se for preciso vários serviços do Apache Tomcat instalado para cada serviço deveremos ter uma copia do *w.exe pra o mesmo, exemplo, pra um segundo serviço instalado como nome TesteTomcat deveremos ter um arquivo TesteTomcatw.exe.
Após a instalação iremos verificar as configurações do serviço instalado, execute o aplicativo do serviço com o comando abaixo.
tomcat-como-servico-4

A seguinte tela será exibida.
tomcat-como-servico-6

Em Startup type selecione Automatic, na aba Java verifique se está executando com o Java correto para a sua instalação e podemos redefinir a quantidade de memoria para o serviço em Initial memory pool e Maximum memory pool.

tomcat-como-servico-6

Neste tela do aplicativo temos todas as configurações necessárias e parâmetros de inicialização para serem usados de acordo com a necessidade.
Confirme todas as configurações e reinicie a maquiná. Após a reinicialização vamos verificar se o serviço iniciou automaticamente.
Em painel de controle procure por serviços e procure por Apache Tomcat.

tomcat-como-servico-7

Podemos verificar que o serviço foi iniciado automaticamente por termos apenas as opções de Parar e Reiniciar, se o serviço estivesse parado teríamos a opção de iniciar.
Para comprovar realmente se o serviço foi iniciado vamos abri o navegador e acessar o caminho padrão da instalação em http://localhost:8080/ a seguinte pagina abaixo será exibida.
tomcat-como-servico-8
Demonstrando que o serviço de inicialização automática funciona corretamente, com isso qualquer aplicação instala no apache também será iniciada automaticamente.


Acesse
Cursos e Projetos
Java
Acesse
Outros Cursos
PHP MySQL Android
Acesse
Encomende um Projeto
Feito pra Você
Acesse
Tire as Dúvidas On-line
Consultor
Acesse
Aulas de Java só suas
Encomende Agora
Acesse
Dividindo Conhecimento
Posts e Tutoriais
Acesse
Sites e Parceiros
Associados
Acesse
Conheça os curso gratuitos
Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instrutor Java Quer se tornar aluno VIP? CLIQUE AQUI!
Instrutor Java

Alex Fernando Egidio
Autor, criador e fundador do Java Avançado Cursos TI. Atua no mercado como desenvolvedor e engenheiro de sistemas em Java é apaixonado por desenvolvimento web em Java e pela “mágica” que seus frameworks trazem para o dia a dia de nós desenvolvedores.
Com mais de 10 anos de experiência ajuda programadores do Brasil todo a se tornarem profissionais.