Angular ou React ou Ember

Angular, React e Ember

Angular, React e Ember

Angular ou React ou Ember. Estamos vivendo dias de muitas mudanças no mundo do desenvolvimento de frontends. Em um passado não muito distantes, era comum que os websites usassem apenas o jQuery como biblioteca JavaScript. Nos últimos três anos, houve uma avalanche de frameworks e bibliotecas de JavaScript, e isso já mudou radicalmente a maneira como os sistemas web são desenvolvidos.

 

 

Você já utilizou websites que são extremamente dinâmicos e que lembram até um aplicativo de desktop?

Um ótimo exemplo é o Gmail. Você abre o Gmail em uma aba do seu navegador e pode deixar essa aba aberta por semanas. Você consegue ler e escrever mensagens de email, editar contatos, conversar no Hangouts, fazer buscas… Você faz tudo isso sem sair da primeira página que abriu.

Esse tipo de website que se parece com um aplicativo tem um nome comum entre programadores: “single-page application” (SPA). A tradução literal seria “aplicação de página única”.

Existem diversas formas de construir estas aplicações. Você pode implementar usando apenas HTML, CSS e JavaScript, mas o trabalho é enorme. Ou você pode utilizar um framework de JavaScript moderno que facilita a sua vida.

Graças a pessoas de bom coração que escrevem software de código aberto, alguns frameworks foram criados e evoluíram muito desde 2014. Os que mais recebem destaque atualmente são o AngularJS, o React.js e o Ember.js.

 


E-Book Dev. PHP Full-Stack

 

O AngularJS é vinculado ao Google, que inclusive o tem usado em muitos projetos novos. O React.js é vinculado ao Facebook, que o tem usado no próprio facebook.com. O Ember.js, por outro lado, não tem por trás nenhum gigante da internet, mas já foi patrocinado por empresas como Yahoo! e LinkedIn.

O AngularJS foi um grande sucesso em seu lançamento e com certeza ajudou a revolucionar o desenvolvimento de aplicações web com toda a inovação que ele introduziu em single-page applications.

Pelo fato de na época ainda ser um framework novo e estar crescendo rápido, a equipe de desenvolvimento esbarrou em problemas técnicos e filosóficos com o modo como outros programadores estavam codificando aplicativos. O AngularJS nasceu para desenvolvimento de aplicações web, mas muita gente começou a usá-lo para desenvolver aplicações mobile.

Para melhorar o uso do AngularJS, seus desenvolvedores decidiram reescrevê-lo completamente em uma nova versão (2.0), e nela o framework seria melhor em mobile e os problemas conhecidos seriam corrigidos. Essa reescrita de código foi tão significativa que o AngularJS na versão 2 não seria compatível com a versão 1.

Para o bem o para o mal, essa transição da versão 1 para a versão 2 aconteceu de forma tão conturbada pela velocidade como o mundo dos frameworks JavaScript mudou nos últimos anos, que os programadores ficaram mais propensos a outras soluções e começaram a discutir problemas do Angular 2 antes mesmo dele ser lançado. Isso abriu espaço para a popularização do React.js

Muitos programadores defendem que o React.js é simples de usar e é projetado de forma que evita muitos dos problemas encontrados em outros frameworks. O fato de uma enorme empresa (Facebook) estar por trás do React.js, inclusive usando o framework nas suas próprias aplicações, traz um pouco mais de segurança para aqueles que decidem apostar no React.js.

O Ember.js foi criado por Yehuda Katz, que já foi membro do time principal de desenvolvimento do Rails e do jQuery e atualmente faz parte da equipe principal de desenvolvimento da linguagem Rust.

Este framework vem evoluindo de forma consistente e os programadores gostam muito das ferramentas de apoio que vem junto com ele, pois isso aumenta a produtividade das equipes de desenvolvimento. Embora não seja vinculado a nenhuma corporação, a comunidade do Ember.js é muito ativa e aberta.

Existe uma briga boa aí! Não sabemos quem vai vencer. O lado bom é que muitos empregos estão sendo gerados para todos os frameworks. No futuro, esperamos que apenas um deles domine.

Angular ou React ou Ember

É difícil fazer uma aposta agora e o preço dela pode ser caro (a manutenção futura dos seus projetos atuais). Hoje, na nossa opinião, a escolha mais segura de framework JavaScript seria o React.js, mas também ficaríamos de olho no Ember.js pois acreditamos no seu grande potencial.

Curso recomendado para você

Selecionei os cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação. Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo. 🙂

Curso Profissional + Certificado + Acesso Vilatício + Suporte


Formação Java Web Profissional - Cursos em Java
Full-Stack Web Java EE
Mais de 600 aulas em PrimeFaces, JSF, Spring, Hibernate, JPA, Ireport, CDI e muitos mais. Iremos do básico ao avançado.
2.985 alunosHoras do curso - Cursos em Java 150h Horas do curso certificado

600+ aulas. A melhor forma de aprender a desenvolver sistemas em Java é tendo como exemplo um projeto e curso completo onde possa observar o código para melhor entendimento do funcionamento das rotinas a acompanhar as vídeos aulas de desenvolvimento. Esse curso contém tudo que um desenvolvedor precisa saber para entrar no mercado de trabalho.
Desenvolvedor(a) Full-Stack
Full-Stack Web PHP
Domine as principais tecnologias do mercado e se torne Desenvolvedor Full-Stack, com salários na faixa dos R$5.000,00.
1.600 alunosHoras do curso 150h Horas do curso certificado

Adquira hoje o curso e tenha acesso ao mesmo para sempre. Você pode se inscrever hoje e estudar no seu ritmo, pois o curso nunca vai expirar.

 


 


Acesse
Cursos e Projetos
Java
Acesse
Outros Cursos
PHP MySQL Android
Acesse
Encomende um Projeto
Feito pra Você
Acesse
Tire as Dúvidas On-line
Consultor
Acesse
Aulas de Java só suas
Encomende Agora
Acesse
Dividindo Conhecimento
Posts e Tutoriais
Acesse
Sites e Parceiros
Associados
Acesse
Conheça os curso gratuitos
Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Depoimento de aluno


 
Alunos Felizes
 
Alunos Felizes
 
Alunos Felizes
 
Instrutor Java Quer se tornar aluno VIP? CLIQUE AQUI!
Instrutor Java

Alex Fernando Egidio
Autor, criador e fundador do JDev Treinamento on-line. Atua no mercado como desenvolvedor e engenheiro de sistemas em Java é apaixonado por desenvolvimento web em Java e pela “mágica” que seus frameworks trazem para o dia a dia de nós desenvolvedores.
Com mais de 10 anos de experiência ajuda programadores do Brasil todo a se tornarem profissionais.